Rumo a Portugal

Acadêmico do Direito vai apresentar trabalho em Universidade de Coimbra com apoio da Instituição

O acadêmico Lucas Câmara, 7º período do Curso de Direito, orientado pelo Professor Diego Coelho, teve o trabalho aprovado para apresentação em um simpósio na Universidade de Coimbra, Portugal. O resumo científico tem como tema “As Dificuldades de Implementação da Técnica do Depoimento Sem Dano a Partir do Advento da Lei 13.431/2017” – que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

Lucas Câmara se diz extremamente feliz e surpreso com essa conquista. Explica que o trabalho é fruto de ousadia, persistência e determinação. Ele ressalta que foi muito estimulado pela Instituição no sentido de produzir o resumo e realizar o sonho de participar desse Congresso Internacional em uma das universidades mais antigas da Europa.

Sobre o tema proposto, Lucas explica que passou a gostar dessa problemática durante as aulas do Professor Diego Coelho, que discutiu sobre estupro de vulnerável e direitos das crianças e adolescentes. “Procurei o Projeto de Extensão e Tutoria (PET) da Faculdade que ajuda os alunos a desenvolverem resumos e artigos científicos. Também busquei orientações com o Professor Diego, que me instruiu sobre o Depoimento Sem Dano, e semanalmente discutíamos sobre o tema. Seguimos as regras do edital. Ele fazia as correções e complementações necessárias até finalizarmos o trabalho que foi encaminhado para o e-mail do Congresso Internacional e, posteriormente, selecionado para apresentação. Estou muito feliz com o resultado e pela aprovação”, finalizou.

Segundo o Coordenador do Curso, Professor Rafael Soares, esse reconhecimento internacional da produção acadêmica de um discente demonstra a solidez da formação. Ele ressalta ainda a especial vocação das Faculdades Santo Agostinho para o fomento da pesquisa e da extensão. “Esse trabalho aprovado representará todos nós na medida em que denota a materialização de nossa missão institucional que se consolida pelo árduo trabalho dos professores e do esforço, sem medidas, de alunos comprometidos com a transformação pessoal por meio da construção coletiva do conhecimento", salientou.

O Simpósio

As Faculdades Santo Agostinho estarão representadas pelo acadêmico Lucas durante o simpósio número 03 do “III Congresso Internacional de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra: uma visão transdisciplinar”, que ocorrerá de 15 a 17 de outubro de 2018, na cidade de Coimbra/Portugal. Apenas 10 resumos foram selecionados para apresentação perante uma comissão avaliadora, formada por dois professores doutores. A Instituição vai contribuir com uma ajuda de custo para as despesas da viagem.

Vestibular

Os cursos de Administração e Direito das Faculdades Santo Agostinho estão com inscrições abertas para o Vestibular Agendado, gratuitamente. As mensalidades têm desconto de 30% até o fim da graduação. Agendamentos pelos telefones: (38) 3690-7904 / 3690-7904 / 3690-7911.

Lucas ao lado do professor Otávio Augusto e a acadêmica Fabiana de Almeida após atividade institucional

Foto (Arquivo pessoal)