Banner Notícia

PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DE PRÁTICA INÉDITA EM MONTES CLAROS

As dores na coluna foi tema de congresso que contou com Hands'on para simulação de cirurgias e tratamento multidisciplinar

Profissionais e estudantes da área da saúde se reuniram no último final de semana no Teatro Santo Agostinho e salas de aula, do Campus JK, das Faculdades Santo Agostinho, em Montes Claros, para participar do “I Congresso Multidisciplinar de Patologias da Coluna”. Promovido por uma clínica particular da cidade, o evento teve por objetivo discutir os diversos tipos de tratamento das dores nas costas.

Durante dois dias, os envolvidos assistiram a palestras e participaram de uma prática inédita na cidade – um Hands'on que possibilitou a simulação de uma cirurgia endoscópica da coluna. O neurocirurgião Gustavo Veloso Lages, responsável pelo evento, disse que a ideia é estimular e envolver diversos profissionais– médicos, psicólogos e fisioterapeutas, no tratamento das dores na coluna.

“O público-alvo é formado por aqueles profissionais que estão envolvidos no tratamento da dor nas costas, que se divide em aguda, subaguda ou crônica. Portanto, nosso objetivo é que psicólogo, fisioterapeuta e médico interajam entre si e troquem experiências para terem sucesso no tratamento”, comentou.

Sobre o Hands'on, Lages afirmou que, além das cirurgias, foi possível mostrar práticas para realização de punções lombares e bloqueios peridurais com segurança, além do manejo da via aérea difícil. “Estamos trazendo algo inovador para Montes Claros, a parte do Hands'on, quando é possível visualizar e tocar no problema para pensar no tratamento eficaz da dor. Este trabalho foi dividido em quatro salas com formas diferentes de ver o problema, praticando no boneco”, terminou.

As Faculdades Santo Agostinho participaram do Congresso com a presença de acadêmicos da área da saúde e palestra do coordenador do Curso de Fisioterapia, Jomar Luiz Santos de Almeida.

Foto: Paulo Henrique Melo